Ubatuba Hidrofobia 0316 02

Quem ama viajar, sabe! Cada detalhe do destino contribui para que a experiência se torne única, podendo revelar um mundo de belezas e criar momentos inesquecíveis. Para isso, um curso de mergulho resulta em práticas que levam você a viver descobertas fantásticas.

Dessa forma, existem diversas opções turísticas que incluem passeios submersos. Porém, é preciso estar atento(a) ao nível de orientação profissional oferecido em cada local.

Uma incursão marinha, ou até mesmo uma aula de mergulho descuidadosa, pode trazer sérios riscos em casos onde não existe a devida qualificação e acompanhamento na área.

É por isso que, a seguir, abordaremos como iniciar um curso de mergulho e garantir a sua certificação do jeito certo. Além de explicar quais as medidas de segurança necessárias e onde encontrar uma escola de mergulho em SP.

Como iniciar um curso de mergulho?

A prática de mergulho exige que o indivíduo realize um treinamento completo, a fim de estar preparado para o ambiente subaquático e saber como agir em eventuais situações.

A partir dos 10 anos de idade, qualquer pessoa pode ingressar em um curso de mergulho para iniciantes. Nele, é possível preparar-se de forma rápida e efetiva, habilitando-se para mergulhos diurnos de até 18 metros de profundidade. O(a) interessado(a) deve ter seu próprio equipamento, como máscara, cinto, nadadeiras e snorkel.

Fora as aulas teóricas, o aluno terá lições práticas ministradas em uma piscina devidamente adaptada. A prova final, ou checkout, é feita em um ambiente submerso mais amplo, como no mar.

O que priorizar em uma aula de mergulho?

Existem diversas modalidades de mergulho, que priorizam formas diferentes de portar-se debaixo da água.

No Brasil, as normas de regulamentação convencionadas internacionalmente são previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Têm, ainda, sua implementação obrigatória através da Lei nº 11.771, também conhecida como Lei Geral do Turismo.

Isso significa que, mesmo em cursos voltados ao público iniciante, qualquer lição deve ser guiada por um instrutor devidamente registrado em instituições certificadoras. Como é no caso da PADI, que fornece habilitação internacional.

Por que a certificação é tão importante?

Toda norma e recomendação seguida em uma aula de mergulho é baseada nos principais desafios e riscos que podem surgir durante a prática.

Ao optar por um curso de mergulho sério, que respeita os padrões internacionais e legais para o desenvolvimento da técnica, o aluno garantirá questões necessárias para tornar-se um bom mergulhador. São elas:

  • Ter segurança plena ao submergir;
  • Corrigir erros mínimos de lastreamento e postura;
  • Conhecer integralmente o equipamento e suas peculiaridades;
  • Preparar-se para as respostas do organismo e lidar com elas;
  • Dominar habilidades específicas de mergulho;
  • Possuir qualificação na área para agir em diversos cenários.

Mesmo que a lei determine os requisitos fundamentais para mergulhadores, a fiscalização ainda é falha. O que faz com que muitos destinos turísticos não ofereçam este cuidado tão importante.

Em vários destinos turísticos pelo Brasil afora, operadoras não avaliam se a pessoa possui credencial e acabam fornecendo equipamentos para mergulho com cilindro.

Se as pessoas tivessem a noção do risco que este tipo de atividade representa, certamente seriam mais criteriosas na escolha do seu curso de mergulho. E, além disso, estes locais não atuariam com tamanha irresponsabilidade!

Onde encontrar uma escola de mergulho em SP?

Agora que você já conhece a importância de realizar o seu curso de mergulho e de contar com bons professores, procure Dive Centers com estrutura completa e qualificada, além de atendimento preocupado com a sua experiência.

 

A Hidrofobia é uma escola de mergulho em SP, localizada na cidade de Guarulhos. Faça como os nossos mergulhadores: entre em contato agora e descubra já as belezas que existem no fundo do mar! Além da aula de mergulho para iniciantes, oferecemos várias outras opções de cursos e produtos para você!