Projeto - Nossa escola, Eu Cuido! - Hidrofobia Mergulhos

Projeto – Nossa escola, Eu Cuido!

Justificativa: preservar o material escolar, despertar o sentimento de cuidado e fazer com que os alunos sejam empreendedores do projeto.

Objetivos Gerais: preservar o material esportivo e o ambiente escolar; desenvolver o sentimento de carinho e o cuidado pelo espaço e material utilizado da escola; ajudar alunos com dificuldade em disciplina e organização.

Objetivos específicos: fazer com que os alunos respeitem e cuidem do material esportivo da escola; enaltecer a construção do conhecimento realizado pelos alunos e pelos professores durante as aulas, identificando quais pontos necessitam de olhar especial. Realizar um trabalho interdisciplinar onde os alunos do curso irão disseminar a ideia de cuidado e preservação da escola para outras turmas.

Exemplo: parceria com tênis de mesa. Em conversa com professor, identificamos alguns pontos a serem observados: (raquetes quebradas, bolinhas quebradas, mesas castigadas pelo mal uso). Quais ações podemos fazer para evitar isso? (Não bater a raquete na mesa, nem jogar a raquete na mesa ou no chão, não se apoiar sobre a mesa, não bater a bolinha forte contra a parede). Regras básicas que apenas quem está nos clubes, conhecem; e outros alunos que também utilizam o material desconhecem ou não seguem. O que traz prejuízo ou destruição precoce do material.

Metodologia: Será usada a metodologia de ensino Sport Education; onde os alunos são os empreendedores do projeto proposto; Auxílios e recursos audiovisuais pré estabelecidos em conjunto com os alunos; realizar palestras e posteriormente debates afim de disseminar a ideia: preservação dos valores “Amizade, Respeito, Disciplina e Cooperação”, preservação dos nossos materiais e preservação do bom ambiente propício para aprendizagem.

Materiais utilizados: Projetor de imagem, notebook, televisão, quadro branco.

Estrutura ou espaço físico: sala de aula ou auditório.

Implantação: para o sucesso da implantação desse projeto devem ser respeitadas as fases:

– Pré avaliação; (avaliar como os alunos se comportam diante do material novo, após breve orientação quanto aos cuidados e utilização do mesmo);

– Observação(após colocar um material novo em quantidade limitada para  uso, acompanharmos a vida útil desse material);

– Implantação (empreender um ciclo de palestras ministradas pelos próprios alunos a acerca do nosso legado: “Amizade, Respeito, Disciplina e Cooperação”);

– Reavaliação (fazer a leitura de todo esse processo e juntar dados para realizar um trabalho científico).

Como eleger candidatos: selecionar alunos brilhantes, alunos com problemas disciplinares, ou de organização acadêmica.

 

 

            __________________________________

                                               Professor Responsável: Itamar Itsuo Hirata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *